Com os avanços do mercado vegano, novas marcas e opções aparecem para consumidores que buscam uma vida mais consciente. A ONG Chilena Te Protejo ajuda a disseminar o movimento, além de certificar novas marcas a fim de incentivar a cosmética livre de crueldade. Conheça mais desse trabalho incrível que começou no Chile e já se espalha pela América Latina.
O que é a ONG Te Protejo?
A ONG Te Protejo é uma organização sem fins lucrativos que promove o uso de cosméticos que não são testados em animais.
E quem é a mulher por trás da ONG?
Eu sou Camila Cortinez, fundadora e diretora geral da ONG, sou vegetariana e designer industrial. Tenho 10 anos de experiência trabalhando em organizações sem fins lucrativos e 7 anos em marketing e vendas.
Como surgiu a Te Protejo?
A ONG Te Protejo começou como uma ideia pessoal, porque não havia informações sobre marcas livres de crueldade no Chile. Eu senti que poderia contribuir com informações formais para os outros, que poderiam ter o mesmo interesse que eu. Comecei com uma página no Facebook até que um ano depois, em 2013, Nicole Valdebenito e Daniela Medina entraram no time e demos início à ONG como a conhecemos agora.
Nos conte um pouco mais sobre como a Te Protejo funciona:
Trabalhamos principalmente com voluntariado (mais de 100 pessoas) e com quatro áreas principais de trabalho:
1: A educação do consumidor;
2: O processo de certificação;
3: Produzimos eventos massivos livres de crueldade;
4: Estamos iniciando nosso trabalho latino-americano.
E como vocês atuam na América Latina?
Temos voluntários trabalhando no Brasil, México, Argentina, Peru e Colômbia. Nós fornecemos informações para cada país e certificamos as marcas de cada um deles.
Quantas pessoas são voluntárias na Te Protejo?
Atualmente, 110 voluntários, 85 do Chile e cerca de 25 de outros países.
Como você acredita que a organização ajuda a proteger os animais?
Criamos conscientização não apenas sobre questões sem crueldade, mas sobre animais em geral. As pessoas geralmente começam se preocupando com testes em animais, mas depois já pensam sobre outros assuntos, como roupas, entretenimento ou comida e como podemos evitar a crueldade nesses aspectos.
Qual é o principal objetivo da ONG?
Ser reconhecida como a principal organização latino-americana que defende as questões sem crueldade.
Algum novo projeto para 2019?
Uma das nossas metas para este ano é estar mais presente no Brasil e no México, além de continuar criando eventos cada vez maiores para atrair mais consumidores. Também lideramos a campanha Be Cruelty Free no Chile, por isso esperamos ter resultados na área jurídica em nosso país.
A Te Protejo também é responsável pela Feira Ecobelleza. Conte um pouco mais sobre o evento.
Sim, nós somos a organização responsável por trás do evento. A EcoBelleza acontece duas vezes por ano e reúne mais de 12.000 pessoas e 100 marcas em dois dias. É o maior evento de beleza ecológica no Chile, que também é Zero Waste (reciclando mais de 90% dos resíduos do evento) e esperamos continuar crescendo em 2019, produzindo um seminário internacional.
Pra terminar, quer dizer algo para as nossas consumidoras?
Esperamos que vocês continuem se informando por meio do nosso site: www.ongteprotejo.org/br ou nossa mídia social @teprotejobrasil e continue a incentivar marcas livres de crueldade para que possamos ter um futuro 100% Cruelty-Free.
Prezados, gostaria de conversar com vocês para um trabalho com uma linha vegana de cosméticos que estou desenvolvendo para o Brasil e América Latina.
Obrigada,
Roberta Baldini