Semana da Páscoa e nossa timeline do Insta está toda com o selo Cruelty-free da PETA.
Afinal, Páscoa remete aos coelhinhos, que por si só são símbolo de cosméticos livres de crueldade. Então vamos aproveitar o assunto pra falar da renovação que todos nós aguardamos.
Quando é que a China vai parar de exigir testes em animais para vender produtos de beleza no país?
Nossa correspondente e consultora de conteúdo Vanessa Rosseto está morando em Macau, China, e trouxe notícias fresquinhas sobre o assunto. Já existem duas regiões na China que NÃO exigem testes em animais, são elas Hong Kong e Macau.
Vamos explicar: Tanto Hong Kong quanto Macau são Regiões Administrativas Especiais da República Popular da China, ou seja, estão sob o princípio de Um País, Dois Sistemas. Como funciona? O judiciário é independente. As leis básicas, a constituição das cidades, ambas devem ter um "alto grau de autonomia" em todas as esferas, exceto nas relações exteriores e na defesa militar.
Por esse motivo, como as leis são distintas, apesar de 95% da população de Hong Kong ser chinesa e da grande maioria da população de Macau também ser chinesa, as repúblicas não exigem que sejam feitos testes em animais.
Vanessa comprovou que existe um grande mercado de beleza orgânica e Cruelty-free tanto em Macau quanto Hong Kong. "Marcas como The Body Shop e Lush têm grandes lojas no centros comerciais e existem várias lojas especializadas em orgânicos, que revendem outras livres de crueldade, como a vegana alemã Lavera. Além disso, o mercado de veganos em geral tem crescido bastante em Hong Kong. A Lush tem até um SPA em uma das várias lojas de Hong Kong!", conta Vanessa. Quem sabe não estamos perto de uma mudança em mainland China?
A Administração de Alimentos e medicamentos Chinesa declarou em 2014 que iria educar e treinar seus laboratórios com métodos alternativos aos exigidos. E em setembro de 2016, eles abriram um laboratório em colaboração com o Institute for In Vitro Sciences, americano sem fins lucrativos, em Gaithersburg, Maryland, que tem treinado cientistas Chineses com testes em células de peles reconstruídas. Portanto, há esperança!
Por enquanto continuamos na luta para que essa matança acabe de uma vez por todas. E para celebrar a Páscoa de uma forma engajada, que tal presentar aquela pessoa com um batom totalmente vegano, cruelty-free, natural, orgânico e sem tóxicos?
O único vermelho que você quer ver nessa Páscoa é desse batom mega pigmentado chamado Blind Date ou do vermelho mais aceso Call Me Maybe.
Nós da Face It desejamos uma Feliz Páscoa pra todos vocês. Que o espírito de renascimento toque as pessoas para um mundo livre de crueldade.