Pois é, mais essa. Nós sabemos que é complicado mudar completamente o comportamento de uma hora pra outra. Tudo é um processo. E o que nos transforma e consequentemente muda o mundo são nossas ações individuais, que no coletivo, fazem a diferença. E o que nos faz mudar? Pensar? É o conhecimento.
No post de hoje trazemos esta informação que talvez você até já tivesse ouvido falar, mas ainda não tinha investigado, ou não sabia como transformar este hábito. Lavar roupas. Uma atividade do nosso cotidiano, digamos que da nossa programação semanal na maioria das vezes. Quantas vezes você lava roupa? Como você lava? Quais são são os tecidos que você usa? Já pensou nisso?
A grande maioria dos tecidos que usamos são sintéticos e possuem microplásticos em suas fibras. Quando os lavamos despejamos estas partículas, que passam por todos os filtros possíveis e vão parar no estômago de vidas marinhas.
As roupas soltam em torno de 700 mil fibras com menos de um milímetro de comprimento em uma única lavagem doméstica. Esses resíduos são misturados com a água e vão descendo ralo abaixo. Os piores tecidos nessa questão são o poliéster, acrílico e o náilon.
Pesquisadores da Ghent University encontraram fibras, incluindo fios de roupas íntimas, em todas as amostras de mexilhões testadas em mares britânicos ou compradas em supermercados do Reino Unido.
Entenda a diferença de tecidos:
Fibras naturais: algodão, linho, lã, seda e couro (os últimos três nem cogitamos mais em usar né? #crueltyfreenow)
Fibras artificiais e sintéticas: poliéster, acrílico, elastano, poliamida, náilon, lycra, viscose e acetato.
Então o que podemos realmente fazer para diminuir o nosso impacto nos oceanos?
- Lavar roupa com água fria ao invés de quente ou morna
- Lavar só quando necessário e não por comodismo ou hábito
- Não utilizar a potência máxima da máquina de lavar. Quanto mais forte for a centrifugação, mais fios irão se desfazer e mais rápido sua roupa vai estragar.
- Lave à mão biquínis, lingeries e pequenas peças sintéticas.
- Máquina cheia sempre! Assim você economiza água e reduz o atrito entre as peças.
- Os grãos do sabão em pó podem afrouxar as fibras. Prefira o sabão líquido.
Uma nova opção que surgiu na Europa é o saco de lavar roupas Guppyfriend. Ele tem como objetivo reter todo o microwaste durante a lavagem e é feito de um tecido tecnológico chamado Polyamide 6.6.
E aí, gostou das dicas? Vai tentar colocar em prática? Que tal reduzirmos sempre o nosso impacto no planeta? Afinal, só temos este!